• Produtora de Vídeo Veez

Sem player no ecrã

Hoje é muito comum assistir ou jogar games na internet, além de ter um videogame em casa. Mas o primeiro videogame Tennis for Two foi criado em 1958 pelo físico Willy Higinbotham (1910 – 1994). Os amados jogos se popularizaram nos anos 80 com o videogame Atari e, desde então, ganham força e carisma no mercado a cada dia. Os videogames, tão fortes na sociedade, não deixariam de ter suas adaptações para as telonas do cinema.

Nem tão Super assim

Em 1993, o icônico e querido jogo Super Mario Bros. ganhou sua versão fílmica em live-action, sendo a primeira adaptação de um videogame para o cinema. Porém, o filme não foi bem-sucedido por apresentar um ar mais sombrio, bem distante da narrativa e do visual original do jogo. O filme dirigido por Rocky Morton e Annabem Jankel, conta uma história que acontece em outra dimensão, onde dinossauros vivem como humanos. Neste caótico mundo reptiliano, os encanadores Mario (Bob Hoskins) e Luigi (John Leguizamo) enfrentam desafios para salvar a Princesa (Samantha Mathis). .


Imagem do filme Super Mario Bros. 1993 Fonte: www.tecmundo.com.br

Mais de um filme

Os anos 90 foram um aquecimento para as adaptações dos jogos no cinema. O game de luta Street Fighter ganhou seu primeiro filme em 1994 com Street Fighter: A Última Batalha (Street Fighter) com Jean-Claude Van Damme (1960 -) interpretando o Coronel Guile; o segundo filme, Street Fighter: A Lenda de Chun-Li (Street Fighter: The Legend of Chun-Li) só foi lançado em 2009. Outros games ganharam suas adaptações e sequências como: Mortal Kombat com 3 filmes, Silent Hill com 2 filmes, Tomb Raider com 3 filmes e Resident Evil com 6 filmes, sendo esta última a franquia de maior sucesso.


Imagem do filme Street Fighter: A Última Batalha, 1994 Fonte: www.adorocinema.com

Filhos únicos

Há outros jogos que receberem suas versões live-action no cinema como Assassin’s Creed, lançado em 2017. O filme conta a história de Callum Lynch, interpretado por Michael Fassbender, que revive o passado de seu ancestral do século XV através da memória genética. O game Príncipe da Pérsia recebeu sua versão em 2010 com Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Time). O game de corrida Need for Speed obteve sua versão cinematográfica em 2014 com Need for Speed – O Filme (Need for Speed). Por fim, o jogo de RPG on-line World of Warcraft ganhou seu primeiro longa Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos (Warcraft) em 2016.


Imagem do filme Assassin’s Creed, 2017 Fonte: www.adorocinema.com

Reconfiguração

Sonic — O Filme (Sonic the Hedgehog) de 2020 teve sua estreia no cinema atrasada devido ao primeiro visual criado para o protagonista. O lançamento do primeiro trailer do filme foi alvo de críticas, pois alguns internautas reclamaram ao dizer que a aparência do ouriço estava muito diferente da imagem original do jogo. Com isso, o filme só foi lançado no ano seguinte com as devidas modificações visuais, deixando o ouriço azul mais fiel à versão original do game.


Comparação visual do personagem entre as versões do filme Sonic – O Filme, 2020 Fonte: www.g1.globo.com


Autor:

Isabely Pignonato

Jornalista e Roteirista


CONHEÇA a Produtora de Vídeo Veez! Acesse nosso site: WWW.PRODUTORAVEEZ.COM.BR - E acompanhe nossos cases de sucesso!


#JogosNoCinema #Games #Cinema #ProdutoraDeVideo #LiveAction #ProdutoraVeez #Animação3D #Animação2D

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo