• Produtora de Vídeo Veez

O que o menino viu pelo mundo?

O menino saiu do campo rumo ao mundo e viu aglomerações de pessoas, propagandas, prédios, cantorias, plantações, empregados e patrões, trabalhadores sendo substituídos por máquinas, queimadas, lixo e poluição. O menino viu a sociedade em todos os seus ângulos. A animação O Menino e o Mundo, lançada em 2014, com direção de Alê Abreu, mostra o que é realidade em nossa sociedade, mas de uma forma lúdica. O filme é bonito para as crianças e uma crítica social forte para os adultos.


Trailer do filme O Menino e o Mundo, 2014

Sinopse

O filme conta a história de um garotinho que mora com os pais no campo, mas seu pai acaba indo embora à procura de emprego. O menino acaba sentindo muita falta de seu pai e, por isso, arruma a sua mala com apenas uma foto da família e vai em busca de seu pai. Durante tal jornada, o menino descobre uma sociedade de capital, trabalho, exploração, riqueza para poucos e pobreza para muitos.

Cena do filme O Menino e o Mundo, 2014 Fonte: www.brasil.elpais.com

Colorido, sonoro e político

“Eu nunca pensei em fazer um filme para crianças.” Disse o diretor em uma entrevista para o AdoroCinema. Além da animação ser muito colorida, trazer traços simples, mas completamente ricos, oferece uma construção narrativa e histórica que fazem brilhar os olhos de quem a vê. A narrativa tem sua crítica social e política, inspirada nas histórias de países latino-americanos, que tramitam entre governos sociais, ditaduras e globalização. Já na música, teve participação de Barbatuques, Naná Vasconcelos, GEM (Grupo Experimental de Música) e Emicida. Com o rap Aos Olhos de uma Criança, Emicida finaliza o filme retomando com perfeição toda essência da animação.

Foto do diretor Alê Abreu Fonte: www.cartacapital.com.br

Na trave do Oscar

O Menino e o Mundo ganhou, em 2016, o Annie Awards como melhor animação independente. Além de outros prêmios, em 2014 o filme também foi vencedor do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França. Mas, infelizmente, não levou o tão sonhado Oscar em 2016, perdendo para o filme da Pixar Divertida Mente (Inside Out), lançado em 2015.


Cena do filme Divertida Mente, 2015 Fonte: www.adorocinema.com

Onde assistir?

No momento, você pode assistir o filme na plataforma Disney Plus. A animação trás muita aventura para toda a família. Vale a pena assistir tomando um chocolate quente ou um chá neste frio.

Autor:

Isabely Pignonato

Jornalista e Roteirista


CONHEÇA a Produtora de Vídeo Veez! Acesse nosso site: WWW.PRODUTORAVEEZ.COM.BR - E acompanhe nossos cases de sucesso!


#OMeninoEOMundo #CinemaNacional #Cinema #ProdutoraDeVideo #LiveAction #ProdutoraVeez #Oscar

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo