• Produtora de Vídeo Veez

Mas o que é um roteiro?

Atualizado: há 3 dias

A escrita é uma arte e dar vida a ela não é simples. O escritor, ao escrever, esculpe uma ideia através das palavras usadas. Escrever bem não é simples; mesmo que você saiba sinônimos e mais sinônimos das palavras, técnicas e mais técnicas, ainda não será suficiente. Assim, um roteiro é a mistura de documento com obra de arte, pois dali, poderá sair algo de vislumbrar os olhos.

Mais que um guia

O roteiro é um guia escrito com tudo aquilo que irá compor o vídeo ou produto audiovisual. É como um esqueleto de um projeto, pois ele é a primeira etapa que dará forma ao todo. Nele, você descreve todas as cenas e possíveis imagens, além das falas ou diálogos, sem esquecer de colocar o tempo, algo primordial para ter controle do tamanho e duração do vídeo.


Um bom documento

Um bom roteiro é aquele que passa todas as informações necessárias e, o mais importante, prende a atenção do público e o instiga a querer saber mais sobre o assunto. Para uma boa comunicação e escrita no documento, o roteiro precisa ser simples, claro e objetivo. Há a necessidade de transmitir credibilidade para gerar confiança sobre a informação que está passando; se o espectador não crer na informação que está em voga no vídeo, significa que o mesmo não conseguiu atingir sua função.


Por dentro do ser

As técnicas para uma boa escrita não são suficientes, pois comunicamos para outros seres humanos, os quais têm emoções e sentimentos diferentes. Para conquistar o público é preciso sensibilizá-lo e emocioná-lo na medida certa para alcançar o objetivo vigente sobre o que você quer emitir com o seu roteiro.

A técnica infalível

O storytelling, a arte de contar histórias, é uma técnica fundamental para atingir o alvo da forma necessária. O storytelling envolve o espectador e o coloca dentro da história, não só criando empatia, mas uma identificação com a história e seus personagens. Um grande exemplo de empresa que utiliza de forma majestosa o storytelling é o estúdio Pixar, onde essa técnica é usada em todos os filmes.

Por fim, para escrever não basta ter um lápis e papel na mão, você precisa de criatividade, dedicação, sustentar ideias, coerência, coesão e o mais importante, inspiração.



Autor:

Isabely Pignonato

Jornalista e Roteirista



#roteiro #roteirista #filmagem #edicao #filme #produtoradevideo #cinema #animacao2d #producaodevideo #animacao3d #produtoradevideoveez

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo