• Isabely Pignonato

Karatê Kid, do cinema ao streaming

Muitas crianças e adolescentes devem ter se identificado com Daniel LaRusso, personagem da trilogia Karatê Kid (The Karate Kid), sendo o primeiro filme lançado em 05 de julho de 1984. Um garoto que muda de cidade e sofre bullying, encontra no karatê uma forma de se defender das agressões sofridas. Este grande sucesso dos anos 80 retorna sua narrativa como série em plataforma de streaming, para reaquecer os corações dos fãs.

Cena do filme Karatê Kid 1984. Fonte: www.adorocinema.com

Sinopse (com spoiler)


O jovem Daniel LaRusso (Ralph Macchio) acaba de se mudar para a Califórnia com sua mãe (Randee Heller). Durante sua adaptação à nova cidade, sofre bullying de Johnny Lawrence (William Zabka) e sua gangue. A única garota que cria laço afetivo com ele é Ali Mills (Elisabeth Shue), ex-namorada de Johnny. Ao pregar uma peça em Johnny, Daniel é perseguido por ele, mas acaba sendo salvo pelo Sr. Miyagi (Pat Morita), mestre em karatê e veterano de guerra. Daniel convence o Sr. Miyagi a lhe ensinar a arte marcial. Tudo isso culmina na vitória de Daniel sobre Johnny em um importante torneio de karatê.


Quase uma autobiografia

O melhor de toda a história do filme é que ela é baseada em fatos reais. O roteirista Robert Mark Kamen adaptou sua própria história para escrever a narrativa do filme. Kamen sofreu agressões de um grupo de garotos quando jovem e por isso decidiu aprender a lutar karatê. De início, ele aprendeu somente a lutar, mas com o tempo, foi se aperfeiçoando na arte marcial com um mestre japonês, o qual lhe ensinou a filosofia do karatê. Desse modo, a arte imita a vida e a vida se inspira na arte.


Cena do filme Karatê Kid 2012. Fonte: www.adorocinema.com

A sequência de filmes


A história fez tamanho sucesso, tornando-se, dessa forma, uma trilogia com Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua (The Karate Kid Part II), 1986 e Karatê Kid 3 – O Desafio Final (The Karate Kid Part III), 1989. Em 1995 foi lançado mais um filme, porém com uma protagonista feminina em Karatê Kid 4 – A Nova Aventura (The Next Karate Kid). Por fim, como Hollywood adora fazer remakes de grandes sucessos, em 2010 saiu o remake Karatê Kid (The Karate Kid) com Jackie Chan e Jaden Smith.


Cena da série Cobra Kai 2018. Fonte: www.adorocinema.com

E a série?

Cobra Kai é a continuação da história, após 3 décadas da luta de Johnny e Daniel. A série deu início em 2018 no YouTube, apenas até a 2ª temporada. Em 2020 a plataforma streaming Netflix comprou a série, tornando-a um grande sucesso. Atualmente, Cobra Kai vai até a 3ª temporada. A 4ª já foi gravada e poderá estar disponível no final de 2021. Vale a pena assistir ou rever os filmes e acompanhar a excitante série Cobra Kai.


Autor:

Isabely Pignonato

Jornalista e Roteirista



#karatekid #cobrakai #serietv #produtoradevideo #liveaction #cinema

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo